25/04/2022

Como nascem as tendências de moda

Entra estação, sai estação, tendências de outras épocas vão e vem e você já parou para se perguntar quem determina o que vai usar nessa estação? Será que elas surgem nas ruas, nas passarelas, num comitê de fashionistas?

 

O que são as tendências?

Tendência nada mais é do que a orientação em uma categoria ou grupo de pessoas. Na moda são roupas, acessórios, cores, estampas, tecidos e materiais que entrarão no gosto do público por uma temporada.

Para que encontremos os produtos que são tendência, a indústria da moda precisa entender o que os clientes estão procurando (ou procurarão) para produzir suas coleções.

 

E como são definidas as tendências?

As tendências se originam de macrotendências de comportamento e de consumo, que são observadas a nível global. São levantados os movimentos e assuntos que estão influenciando a sociedade no momento, seja de forma cultural ou econômica (como pandemia ou retomada social, por exemplo).

Sociólogos, psicólogos, cientistas, economistas analisam quais comportamentos devem ser esperados das pessoas no contexto em que estão vivendo e tudo isso é traduzido para o contexto de novos produtos.

As macrotendências são definidas e cada nicho de negócio estuda e interpreta para adaptá-las ao seu negócio. É dessa forma que nascem as tendências de moda.

Claro que as vezes surgem fatos inesperados, como uma pandemia, e o mercado vai fazendo leitura da sociedade e traduzindo para os produtos, como a tendência comfy que surgiu nesse período. Já a retomada de eventos pós vacina trouxe a tendência dopamina, com muita cor e alegria para o vestuário.

 

E os grandes desfiles de moda, como influenciam?

Quando vemos as semanas de moda internacionais logo pensamos: Ué, e quem vai usar algo assim? Mas o fato é que essas criações são formas mais artísticas de interpretar e apresentar as tendências. São extraídas dali as tendências de cores, formas, materiais e traduzidos para a moda das ruas.

 

Como uma tendência vira uma coleção?

Todas as inspirações que dissemos até agora, tanto dos estudos da sociedade como da interpretação de grandes marcas de moda inspiram profissionais a transformar tudo isso em produtos tangíveis e que agradem o público.

Mas claro que nem só de super novidades se vestem as pessoas. As empresas definem suas coleções tendo como base o comportamento e os valores dos  seus consumidores, além do perfil da empresa. Aí é que se destaca o slow fashion, como nós, que gostamos de tendências, mas não abrimos mão do minimalismo e de peças atemporais. 

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    A camiseta Woodstock é uma homenagem ao festival de rock que aconteceu em 1969. A frase que compõe a camiseta "Make love, not War" / "Faça amor, não faça guerra" é o hino do movimento, que se tornou o slogan pacifista do movimento hippie nos anos 70.

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    A tee é uma releitura da obra mais famosa de Van Gogh - Starry Night / Noite Estrelada. A obra foi pintada nos últimos anos de vida de Van Gogh, inspirada na vista da janela de um hospício onde o artista se internou voluntariamente.

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    Nos inspiramos na música "I bet that you look good on the dancefloor", de Arctic Monkeys, para criar uma estampa que represente a liberdade de ser quem a gente é - na vida ou em uma pista de dança.

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